Categorias
Domingo 20 de dezembro Mesas Programação

Terror nos quadrinhos

Terror nos Quadrinhos - Butantã Gibicon

Domingo – 20/12 – 12h30

Com:

Germana Viana é quadrinista, nasceu em Recife/PE, mas já está em São Paulo tempo o suficiente para ter misturado os dois sotaques. É autora de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço 1 e 2, As Empoderadas (vencedora do troféu HQMix na categoria WebQuadrinhos), GdM Apresenta: PATRÍCIA e Só Mais Uma História de uma Banda. A autora é a editora e uma das autoras de Gibi de Menininha – Historietas de Terror e Putaria (Vencedor do troféu Angelo Agostini na categoria de Melhor Lançamento de 2018 e do HQ Mix na categoria Melhor Revista Mix de 2018), de Gibi de Menininha – O Faroeste é Mais Embaixo e d’Os Catecismos de Mama Jellybean. Germana é também uma das três partes do selo The Good, The Bad and the Gorgeous, responsável pelo gibi Ménage.

Alex Mir é roteirista e escritor. Já participou de diversas coletâneas e é responsável pelos roteiros da série Orixás (ganhadora do prêmios HQ Mix em 2018 e 2019 e finalista do Angoulême 2020), A mão e a luva em quadrinhos (catálogo de Bologna 2012), Segundo Tempo e da série Valkíria (Prêmio Angelo Agostini 2017).

Cristal Moura é quadrinista, ilustradora, tatuadora, toy maker e professora de Artes Visuais na rede pública de ensino. Participou da coletânea Amor em Quadrinhos (2017), publicada por financiamento coletivo (Catarse), obra organizada e roteirizada por Milena Azevedo, que concorreu ao troféu de melhor publicação alternativa no Festival de Quadrinhos d’Angoulême em 2018. É coautora de Maldito Sertão, adaptação em quadrinhos do livro homônimo (2016), do escritor Márcio Benjamin, feita com o coletivo Quadro 9, e também da HQ Horas Escuras (2018), feita em parceria com Leander Moura, seu esposo. Ambas publicadas dentro do selo escribas ao quadrado da Editora Escribas. Em 2019, assina novamente com o cônjuge, a história Carpe Diem na antologia VHS – Vídeo Horror Show, obra indicada ao III Prêmio ABERST – Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror e também indicada ao 32º Troféu HQ Mix, na categoria melhor publicação independente em grupo. No mesmo ano assinou a arte da HQ de Sci-Fi Horror, Insonho (independente) com o roteiro novamente do Leander. Em 2020, junto com coletivo Quadro 9 produziu Universo Zero, antologia de Sci-Fi Horror, projeto aprovado em edital público, e por fim, desenhou a HQ Insídia em parceria com a roteirista Larissa Palmieri (em produção).

Leander Moura é quadrinista, ilustrador e graduado em Artes Visuais (UFRN). Ilustrou livros da editora Clock Tower: O Rei de Amarelo, do autor Robert W. Chambers (2015), O Mundo Sombrio – histórias de mitos de Cthulhu, de Robert E. Howard (2016), o conto “Nas Montanhas da Loucura” do livro O Fantástico Mundo de H. P. Lovecraft (2016), A Terra da Noite de William Hope Hodgson (2017), e Além da Imaginação e do Tempo, de Clark Asthon Smith (2020). Participou de várias coletâneas, entre elas Visualizando Citações – vols. 1 e 2, organizadas e roteirizadas por Milena Azevedo (finalistas do Troféu HQ Mix em 2013 e 2014) e a Coletânea Potiguar de Quadrinhos, Edital Moacy Cirne de Quadrinhos, da Funcarte (2015-2016). Com outros autores, criou o coletivo Quadro 9, e produziu Lovenomicon, um tributo a H. P. Lovecraft (2015), a adaptação em quadrinhos do livro Maldito Sertão (2016), do autor Márcio Benjamin, e em 2018, produziu com sua esposa, a quadrinista e artista visual Cristal Moura, a HQ Horas Escuras. Essas três últimas obras publicadas dentro do selo escribas ao quadrado da Editora Escribas. Em 2019, assinou o roteiro da HQ de Sci-Fi Horror, Insonho (independente), com a arte da Cristal, e também segue a mesma parceria criativa na história Carpe Diem para a antologia VHS – Vídeo Horror Show, que reuniu um grande time de quadrinistas de terror, obra indicada ao III Prêmio ABERST – Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror e também indicada ao 32º Troféu HQ Mix, na categoria melhor publicação independente em grupo. No mesmo ano publicou de forma independente a HQ O Corvo, baseada no poema de Edgar Allan Poe, que ganhou uma edição ampliada pela Editora Diário Macabro, que também foi indicada ao Prêmio ABERST 2020 – Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror e também ao 32º Troféu HQ Mix na categoria melhor adaptação em quadrinhos. Em 2020 junto com coletivo Quadro 9 produziu Universo Zero, antologia de Sci-Fi Horror, projeto aprovado em edital público, ainda participa da Dossiê Bizarro pela editora Skript, e, por fim, fez o álbum Os gatos de Ulthar, adaptação homônima do conto de H. P. Lovecraft, pela editora Diário Macabro.

Dani Lhoret possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora de literatura brasileira no Colégio e Curso Objetivo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, teoria da literatura, literatura infantil, literatura portuguesa e Língua Portuguesa. Sua pesquisa de Mestrado está relacionada com o Gótico e a Literatura de Vampiro. Participa do grupo MinasNerds.