Categorias
Mesas Programação Sábado 19 de dezembro

Quadrinistas do norte do Brasil

Quadrinistas do Norte do Brasil - Butantã Gibicon

Sábado – 19/12 – 12h30

Com:

Ty Silva é nativa de Belém, PA, artista visual e professora na faculdade Estácio-FAP (PA). Formada em Moda pela Unama (PA) e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (SP), busca falar sobre diversidade e empoderamento, e se inspira principalmente nas mulheres da sua região amazônica, procurando valorizar essa cultura através da fauna, flora e das encantarias. Sua produção artística se expressa na maioria das vezes na ilustração, no muralismo e nos quadrinhos, através da mistura de técnicas tradicionais e digitais de pintura. Suas principais exposições foram “O Futuro é Mulher” (2020) na Galeria Theodoro Braga (PA), “Fluxos” (2019) e “Belém Fantasma” (2017), ambas na Galeria Azimute (PA), e “EUS” (2015) na Galeria Sala (SP). Participou das publicações “Mulheres & Quadrinhos” (Skrypt, 2020) e “Urban Sketchers Belém” (Sketchers do Brasil, 2020), além dos quadrinhos “O Obituário” (Açaí Pesado, 2020), “Açaí Pesado 2: Lendas Urbanas” (Açaí Pesado, 2019), “DRX” (FCPA/Açaí Pesado, 2019) e “Simplesmente Eneida” (FCPA, 2018). É uma das criadoras do coletivo MAR – Mulheres Artistas Pará, que busca trazer visibilidade às mulheres artistas visuais no estado, e da comissão editorial do coletivo de quadrinhos independente Açaí Pesado. Também produziu trabalhos para empresas como Nivea, Art Battle Brasil, Cengage Learning e Teatro da Paz, entre outras.

Estudante de Artes na Universidade Federal de Roraima, atua profissionalmente como Mangaká e ilustradora desde 2017. É professora de desenho de mangá básico na escola Particular de Idiomar ANIR – Associação Nipobrasileira de Roraima. Desenhar e principalmente criar mundos, é a sua maior paixão.

Ilustrador e Designer formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é sócio e professor de artes no Questo Estúdio Criativo desde 2016. Seus principais projetos são sobre releituras de contos populares e lendas amazônicas.

Sâmela Hidalgo é amazonense, assistente de edição de quadrinhos e assessora de imprensa da Editora Devir Brasil, podcaster no DFP (devíamos fazer um podcast), voluntária na ONG Catland, colunista no site Mina de HQ e idealizadora do projeto Norte em Quadrinhos,que busca dar visibilidade para quadrinistas do Norte do país.