Categorias
Mesas Programação Sábado 19 de dezembro

Quadrinistas do centro-oeste do Brasil

Quadrinistas do Centro-Oeste do Brasil - Butantã Gibicon

Sábado – 19/12 – 15h30

Com:

Ana Recalde nasceu no Mato Grosso do Sul e mora no Rio de Janeiro. Fascinada por terror, fonte de medo sempre, viu nos quadrinhos a melhor forma de expressar a ansiedade e a constante busca por boas histórias. Colecionadora de quadrinhos e nerd de carteirinha, Ana tem no quadrinho “Beladona” um orgulho enorme, por seu desenvolvimento e história. Participou de vários álbuns coletivos com outros autores, como a “Quadrinhópole, Clássicos Revisitados” e “Feitiço da Vila”.

Diana Salu, 29. De Brasília. Artista, escritora, designer, publicadora. Travesti e sapatão. Não muito linear. Uma das fundadoras da MÊS Editora, em ação de 2013-2017, com publicações em quadrinhos, artes visuais e literatura. Idealizadora da Dente – feira de publicações, trabalhou na produção do evento até a sua quinta edição. Autora do livro “Cartas Para Ninguém” (2019, Padê Editorial), onde trabalha o hibridismo de linguagens e gêneros, com olhar para a poesia, o desenho, a paisagem, e a memória.

Mário César é cartunista, autor e editor de histórias em quadrinhos, além de atuar como ilustrador e designer gráfico freelancer. Além disso, é co-criador e um dos organizadores da POC CON Feira LGBTQ+ de quadrinhos e artes gráficas. Seu trabalho atual, “Bendita Cura”, venceu o Troféu HQ Mix de Melhor Web Quadrinhos e foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria de Histórias em Quadrinhos em 2019 e mostra como é ter a vida marcada pela homofobia e por terapias de reversão sexual conhecidas como “cura gay”.

Taís Koshino nasceu e vive em Brasília, é artista visual e publicadora, brasileira com ascendência asiática e lésbica. Trabalha com desenho e pesquisa sobre suas possibilidades de abarcar a imprecisão e sua potência de impermanência que evoca uma outra percepção. Explora essas questões em diversos suportes: no papel, na pele e no vídeo. Desde 2011, participa de feiras de publicações independentes no Brasil e fora. Seus desenhos já foram impressos em diversas publicações e coletâneas nacionais e internacionais. É co-fundadora da Editora Piqui que, entre 2011 a 2019, publicou zines e livros de artistas mulheres, e da Fuio Printshop, uma mini gráfica de risografia. Participou também da organização e produção da Dente Feira de Publicações (2015-2019). Sua publicação “Coral” foi finalista na categoria HQ do Prêmio Miolo(s) 2015 e seu trabalho “Ainda ontem” foi selecionado e impresso na Convocatória Des.gráfica 2017 (MIS/SP). Participa de exposições coletivas e mostras nacionais e internacionais desde 2014 e realizou as exposições individuais クラゲ (kurage): água viva (2019), no Japão; e Voragem (2020), na Guava Gallery.