Categories
Domingo 20 de dezembro Mesas Programação

Quadrinistas brasileiros pelo mundo

Domingo – 20/12 – 18h30

Com:

Juliana Moon é artista digital e trabalha com histórias em quadrinhos, animação e ilustração. Os principais temas de interesse da autora são garotas mágicas, animais, artes marciais, comida e criaturas sobrenaturais.

Ilustradora e quadrinista, trabalha com publicações de vários gêneros: de ficção a material educacional. Integrante do coletivo Netuno Press, pelo qual já fez e publicou quadrinhos com os outros autores do grupo, como Pombos! (2015), Sapacoco (2017) e Como sobreviver à Terra da Luz (2015). Também já publicou em antologias como 24 panels (Image Comics, 2018) e Café Espacial (2017) e seu trabalho mais recente foi como ilustradora da novela gráfica Gringo Love (University of Toronto Press, 2020). Atualmente está produzindo, junto com Zé Wellington, a adaptação para quadrinhos do romance Luzia Homem, de Domingos Olímpio.

Marcelo D’Salete é autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor. Estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em História da Arte. Publicou os álbuns “Cumbe” e “Angola Janga – Uma história de Palmares”. No Brasil, “Angola Janga” foi agraciado pelo prêmio Grampo de Ouro 2018, HQ Mix 2018 e Jabuti 2018. A obra foi selecionada pelo PNLD literário de 2019 para o Ensino Médio. O livro foi publicado também na França, Portugal, Áustria, Espanha, Polônia e EUA. Sua obra “Encruzilhada”, relançada em 2016, trata de violência, jovens negros e discriminação em grandes cidades.

José Aguiar é mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR e autor premiado de histórias em quadrinhos. Suas obras foram publicadas em Portugal, Alemanha e na França. Foi indicado ao Prêmio Jabuti pelos seus livros “Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha”, “Coisas de Adornar Paredes” e “A Infância do Brasil”, sendo que este último recebeu os prêmios Le Blanc e Minuano de Literatura. Também é coautor de “Vigor Mortis Comics”, da adaptação para quadrinhos de “Dom Casmurro” de Machado de Assis, “Revolta de Canudos” e “Ato 5”. Parte de suas tiras de humor estão reunidas na antologia “Malu”, na revista cultural “Curitiba Apresenta” e no jornal Gazeta do Povo. Escreveu o livro “Narrativas Gráficas Curitibanas – 210 anos de charges, cartuns e quadrinhos” e também artigos sobre cultura pop no site “Omelete”jornal Folha de S.Paulo. Fora das páginas, foi curador e idealizador dos premiados eventos culturais Cena HQ e Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba e do Ciclo de Quadrinhos. Em 2020 lançou a graphic novel CWB.