Categorias
Domingo 20 de dezembro Mesas Programação

Quadrinhos Latino Americanos

Quadrinhos Latino Americanos - Butantã Gibicon

Domingo – 20/12 – 15h30

(esta mesa será em espanhol)
Com:

Mariela Acevedo é doutora em Ciências Sociais (2019, UBA), licenciada em Ciências da Comunicação (2011, UBA) e professora do Ensino Secundário e Superior em Ciências da Comunicação Social (2016, UBA). Como pesquisadora, desde 2016 é membro do Grupo de Trabalho em Estudos de Gênero e Feminismo do Instituto de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos (IEALC-UBA) e, desde 2019, da Rede GT sobre gênero, feminismo e memórias da América Latina e do Caribe (2019 -2022 CLACSO). Atualmente atua como professora de Comunicação de nível Técnico Superior e Universitário e como tutora virtual em cursos de educação sexual e pedagogias para formação de professores do Ministerio de Educación de la Nación. É colunista do jornal VAS desde 2018 e da revista Fierro Digital desde 2020. Escreve artigos acadêmicos e de divulgação sobre gênero e sexualidades para diversos meios de comunicação e publicações. É editora da revista “Clítoris. Historietas y exploraciones varias…”, coordenadora de antologias de quadrinhos feministas (Hotel de las Ideas 2014, 2017) e administradora do site Feminismo Gráfico. Em 2019, coordenou a exposição e o catálogo de autores “Nosotras contamos. Un recorrido por la obra de autoras de Historieta y Humor gráfico de ayer y hoy”, para o qual obteve financiamento do Fundo Metropolitano para as Artes, Ciência e Cultura (GCBA, 2018) e em 2020 participa como curadora para a Argentina do projeto de exposição virtual de autores de histórias em quadrinhos realizada pelo Centro Cultural da Espanha – Córdoba com financiamento da Cooperação Espanhola.

Katherine Supnem, quadrinista independente chilena, auto editora de fanzines e coordenadora do coletivo de quadrinhos feministas Tetastristes e coordenadora do Comiqueras, encontro de mulheres quadrinistas. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Santiago do Chile.

Pablo Guerra é roteirista, editor e crítico de quadrinhos. É coautor das novelas gráficas Recetario de sabores lejanos”, “Caminos condenados”, “Dos Aldos” (junto com H. Díaz), “La Palizúa, ustedes no saben cómo ha sido esta lucha” (junto com C. Aguirre) e “Sin marcar palabra, por los caminos de Tulapas” (junto com C. Vieco); e das tiras “Vale” e “su papá” (junto com H. Díaz), “Los perdidos” (junto com F. Neira) e “El Drake” (junto com C. Sánchez y Rohenes). É diretor da Oficina Distrital de Narrativa Gráfica de Idartes. Como estudioso da narrativa gráfica, começou desmascarando os segredos de Batman e investigou o fenômeno da história em quadrinhos e da produção sequencial na América Latina e na Colômbia. É editor chefe do selo Cohete Cómics e faz parte do coletivo de quadrinhos El GloboscopioEm março de 2018, recebeu a medalha de ouro no 11th Japan International Manga Award por “Dos Aldos”.

Gabriela Borges é jornalista, pesquisadora e mestra em antropologia. É criadora e editora-chefe do site Mina de HQ, mídia independente, feminista e com perspectiva de gênero sobre histórias em quadrinhos. Autora de “Encuentre su Clítoris”, lançado em 2020 pela editora Marca de Fantasia, é também editora e co-organizadora da antologia “Quadrinhos Queer”, que será lançada pela Editora Skript.