Categorias
Mesas Programação Sábado 19 de dezembro

Quadrinhos, educação e estudos de gênero

Quadrinhos, Educação e Estudos de Gênero - Butantã Gibicon

Sábado – 19/12 – 11h

Com:

Foi responsavel pela Formação para professores da primeira Butantã Gibicon. Pesquisa sobre histórias em quadrinhos, educação e gênero desde 2014, é mestranda em ciências da comunicação na USP, com pesquisa sobre a autoria de mulheres nos quadrinhos e é  licenciada em educomunicação, com TCC sobre o uso das histórias em quadrinhos na escola pública para o ensino médio para tratar sobre gênero e sexismo. Realiza oficinas e formações com quadrinhos e educomunicação para jovens e professores. Já escreveu nos sites Garotas Nerds e MinasNerds e atualmente é colunista da Mina de HQ.

Desde pequena, Vivi Melancia sempre foi fascinada por Anime e Mangá e a ideia de trabalhar como desenhista sempre foi seu principal objetivo. No entanto, só iniciou sua jornada profissional em 2016, quando lançou a webcomic “Filha, Mãe Avó”. Atualmente Vivi trabalha apenas com quadrinhos, seja para entretenimento ou na área acadêmica.

Natural de Leopoldina (MG), Natania Nogueira é professora da Educação Básica, nas redes pública e privada. É doutoranda e Mestra em História pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em Niterói (RJ). Também é membro fundador da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), membro da Academia Lavrense de Letras (ALL), de Lavras (MG), e da Academia Leopoldinense de Letras e Artes (ALLA), de Leopoldina (MG). Áreas de pesquisa: História das Mulheres, História das Histórias em Quadrinhos, Educação Patrimonial e História Regional.

É doutoranda em Educação, na Faculdade de Educação da USP; mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); professsora decolonizadora da PMSP; autora de Carolina (2016), obra que narra parte da vida da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977). O livro foi indicado ao Jabuti 2017 e venceu o prêmio ecumênico do considerado maior prêmio de HQs da Europa, o francês Angoulême (2019).