Categorias
Domingo 20 de dezembro Mesas Programação

Fechamento do evento

Fechamento do evento Butantã Gibicon

Domingo – 20/12 – 20h

Com:

Foi voluntária na organização da primeira Butantã Gibicon (2019), contribuindo para a criação de parte da programação das mesas, oficinas e formação para professores do evento. Este ano está na organização como Coordenadora da Programação.

É pesquisadora sobre histórias em quadrinhos, educação e gênero desde 2014, mestranda em Ciências da Comunicação com pesquisa sobre a autoria de mulheres nos quadrinhos e licenciada em Educomunicação pela USP. Realiza oficinas e formações com quadrinhos e educomunicação para jovens e professores. Já escreveu nos sites Garotas Nerds e MinasNerds e atualmente é colunista da Mina de HQ.

Thania Thaddeu é jornalista formada pela PUC-Rio, já passou pelo UOL e diversos outros veículos, entre jornais, revistas e sites, especialmente nas pautas sobre tecnologia e comunidades virtuais. Atuou também em setores de Comunicação em empresas, desenvolvendo e fazendo gestão de sites, intranets, campanhas de divulgação e gerenciamentos de redes sociais. Foi colaboradora do grupo MinasNerds de 2016 até julho de 2020. 

Voluntária desde a primeira edição da Butantã Gibicon (2019) – quando foi responsável pelo apoio às oficinas e também conduziu a oficina de “Expressão e Igualdade a partir dos Quadrinhos” – neste ano de 2020, Thania está na equipe de organização do evento, atuando na coordenação de Comunicação e também na produção e apoio às oficinas.

Rapha é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU UFRJ (com graduação sanduíche na University of Lincoln na Inglaterra), pós-Graduado em Quadrinhos pela École Européenne Superieure de l’Image em Angoulême (França) e Mestre em Mídias Criativas pela ECO UFRJ. É Editor-Chefe do Universo Guará, onde coordena a produção de diversos artistas e títulos, além de organizar a Quarentena Con. É professor da Escola de Comunicação e Design Digital (ECDD) do Instituto Infnet e do seu curso livre de desenho e quadrinhos e narrativas online. É autor de Os Tomos de Tessa (2015), Salto (2017), Silas (2018) e Mesa 44 (2019), além de Travessia (2020) e outros vários projetos menores ou em parceria. Possui um canal no YouTube onde ensina sobre produção de quadrinhos, com dicas e boas práticas, procurando incentivar o debate sobre cena e o mercado nacional de HQs.

Sandro Merg Vaz nasceu em 1971 é empresário da área de TI. Cresceu lendo HQs e foi alfabetizado com a Turma do Pererê, do mestre Ziraldo. Na adolescência roubava os quadrinhos do seu irmão mais velho para ler escondido. Sandman era o seu preferido na época. Muitos anos depois reencontrou as HQs, começando a colecionar. 

Em 2013, através do financiamento coletivo, descobriu os quadrinhos nacionais independentes, que se tornaram sua grande paixão. Até o presente momento apoiou mais de 800 projetos nas plataformas de crowdfunding.
Prestigiou centenas de lançamentos de HQs nacionais bem como frequentou os principais “becos dos artistas” do Brasil, como FIQ, CCXP, Ugrafest, entre outros. 

Em 2019, idealizou e produziu, na Casa de Cultura do Butantã, a 1ª Butantã GibiCon, que contou com 7 mesas, 7 oficinas e quase 300 expositores, entre artistas e editoras, recebendo um público de 4500 pessoas.