Categories
Mesas Programação Sexta 18 de dezembro

Abertura do Evento

Sexta-feira – 18/12 – 16h

Com:

  • Ana Paloma é quadrinista e ilustradora nascida em São Luis – MA e é estudante de Ciências Sociais na USP. Começou a se aventurar nos quadrinhos a partir de 2016, publicando histórias do seu cotidiano. Em 2019, publicou seu primeiro quadrinho impresso chamado “Sobrevivendo às Eleições”, financiado por meio do Catarse. No mesmo ano, ainda publicou o zine “Dicas da Pipoca sobre como superar um fora” pela Editora Skript. Atualmente, a artista está publicando a websérie “Vish, tô confinada” e é voluntaria na ONG Politize!, onde ministra oficinas sobre diálogos políticos. Criadora do projeto HQ Preta, sobre quadrinhos feitos por mulheres e pessoas não binárias negras. 

     

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU UFRJ (com graduação sanduíche na University of Lincoln na Inglaterra), pós-Graduado em Quadrinhos pela École Européenne Superieure de l’Image em Angoulême (França) e Mestre em Mídias Criativas pela ECO UFRJ, é editor-chefe do Universo Guará, onde coordena a produção de diversos artistas e títulos, além de organizar a Quarentena Con. É professor da Escola de Comunicação e Design Digital (ECDD) do Instituto Infnet e do seu curso livre de desenho e quadrinhos e narrativas online. É autor de “Os Tomos de Tessa” (2015), “Salto” (2017), “Silas” (2018) e “Mesa 44” (2019), além de “Travessia” (2020) e outros vários projetos menores ou em parceria. Possui um canal no YouTube onde ensina sobre produção de quadrinhos, com dicas e boas práticas, procurando incentivar o debate sobre cena e o mercado nacional de HQs.

Gabriel Wainer é diretor da Guará Entretenimento. Com formação em Filosofia pela PUC-Rio, trabalhou como parecerista de roteiros da DT Filmes, com mais de 200 projetos analisados e também como professor de alfabetização de jovens e adultos. É autor de quadrinhos e roteirista de cinema e TV.

Foi voluntária na organização da primeira Butantã Gibicon (2019), contribuindo para a criação de parte da programação das mesas, oficinas e formação para professores do evento. Este ano está na organização como Coordenadora da Programação.

É pesquisadora sobre histórias em quadrinhos, educação e gênero desde 2014, mestranda em Ciências da Comunicação com pesquisa sobre a autoria de mulheres nos quadrinhos e licenciada em Educomunicação pela USP. Realiza oficinas e formações com quadrinhos e educomunicação para jovens e professores. Já escreveu nos sites Garotas Nerds e Minas Nerds e atualmente é colunista da Mina de HQ.