VISITE NOSSAS REDES SOCIAIS E VEJA COMO FOI O O EVENTO.

OFICINAS

HORÁRIO EXPANDIDO – OFICINA NA ÁREA EXTERNA
 
PRIMEIRA TURMA das 10:30 às 11:30
SEGUNDA TURMA 11:30 ao 12:30 

CRIAÇÃO DE PERSONAGENS PARA QUADRINHOS COM NANDA GRECCO

 

MINIBIO:  nanda grecco é formada em design gráfico e  licenciatura em artes visuais. com sede de aprender e compartilhar o que aprendeu, é professora de artes, artista plástica,  e atua em diversas áreas. fotografia, maquiagem artística, ensino maker com circuitos elétricos e robótica  são apenas algumas de suas áreas de atuação. já se lançou até mesmo nas artes da cozinha e confeitaria, além de criar seu projeto pessoal chamado “nandirinhas”: tiras onde abordam os diálogos internos e da vida de suas múltiplas personalidades.

 

RESUMO DA OFICINA: essa oficina foi especialmente pensada para as pessoas que são apaixonadas pelo universo da hq, que gostariam de produzir a sua própria história, com seus próprios personagens, mas acham que tem dificuldades na hora de criar ou desenhá-los. por meio de uma prática lúdica e descontraída, utilizando de recortes em papel, os participantes poderão soltar a imaginação e criar seus próprios personagens para suas tiras ou histórias em quadrinhos mais longas. 

 

PÚBLICO ALVO: à partir de 6 anos ou já alfabetizadas. crianças menores de 6 anos, podem participar acompanhadas de um responsável.

HORÁRIO EXPANDIDO – OFICINA NA ÁREA EXTERNA

 

14:00 às 18:00 – QUADRINHOS, CONTANDO HISTÓRIAS COM VICTOR ZANELLATO

 

MINIBIO: arte-educador, roteirista e quadrinista. realiza formações de histórias em quadrinhos em bibliotecas públicas de santo andré desde 2018. 

 

RESUMO DA OFICINA: por meio de recortes e materiais diversos, os participantes da oficina serão convidados a criarem as suas próprias histórias. de uma forma lúdica e divertida iremos aprender sobre a linguagem das hqs, enquanto experimentamos criar uma narrativa com personagens que amamos e crescemos lendo.

 

PÚBLICO ALVO: crianças, mas livre para todas as idades.

13:30 às 14:10 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE TERROR COM CONTOS DE PANDORA

 

MINIBIO: o projeto contos de pandora nasceu no início de 2019, a partir do encontro das atrizes e contadoras de histórias giovanna rubbo e malu paixão.os questionamentos que as unem as colocam a buscar espaços pouco procurados na área da narração da histórias; as pesquisas de contos góticos nacionais e internacionais, relatos, lendas, creepypastas e textos autorais como forma de levar o universo do terror/horror para seus ouvintes.

 

RESUMO DA ATIVIDADE: para a butantã gibicon, o contos de pandora levará algumas das creepypastas mais assustadoras da internet. venha ouvir estes relatos aterrorizantes – se tiver coragem…

 

PÚBLICO ALVO: a partir de 12 anos 

14:30 às 15:10 – EXPRESSÃO E IGUALDADE A PARTIR DOS QUADRINHOS COM THANIA THADDEU

 

MINIBIO: thania thaddeu é jornalista e editora do minas nerds desde 2016. carioca, mãe de ser humano e de gato, ela se interessa por arte, quadrinhos, boardgames, cinema, literatura e todo tipo de nerdice. 

 

RESUMO DA ATIVIDADE: a oficina propõe um passeio coletivo pela produção de diversas brasileiras quadrinistas, para a descoberta da protagonista feminina que todos queremos ver (e ser).

 

PÚBLICO ALVO: a partir de 8 anos 

15:30 às 16:10 – ESCRITA POÉTICA A PARTIR DOS QUADRINHOS COM ROGÉRIO GONÇALVES

 

MINIBIO: dançarino, arte educador, ator, mímico, poeta, compositor, comediante, designer gráfico, artesão, cosplayer e pesquisador. faz parte dos coletivos/grupos: itaim anime fest, die hard crew, diálogos brasil áfrica, projeto humor a dia. autor do livro independente de poesia “teoria quebrada” atualmente o mesmo atua no programa jovem monitor de continuísta na casa de cultura de são miguel e desenvolve o projeto de extensão do itaim anime fest, que busca os recortes de um festival geek, e desenvolver essas vertentes em equipamentos culturais da zona leste de são paulo/sp.

 

RESUMO DA ATIVIDADE:  a oficina se trata de uma introdução a escrita afetiva com referência aos quadrinhos, serão propostas atividades com o intuito de compilar esse universo a poesia e a escrita, com o objetivo de fomentar a criatividade e usar os mesmos para inspirar novas narrativas ou analogias para referência poética. 

 

PÚBLICO ALVO: a partir de 12 anos 

16:30 às 18:10 – SESSÃO DE BOARD E CARDGAMES COM GIBITECA BALÃO

 

MINIBIO: a gibiteca balão! é um coletivo independente e voluntário que tem como objetivo facilitar o acesso à cultura pop/nerd na periferia. localizada na cohab ii, zona leste de são paulo, a gibiteca atua desde 2014 na região, disponibilizando acervo literário e de jogos, oficinas, rodas de discussão, eventos temáticos, entre outras atividades gratuitas para a comunidade.  o grupo é formado por 6 pessoas que doam seu tempo e trabalho, tendo o objetivo em comum de disponibilizar conhecimento e entretenimento na quebrada.    

 

RESUMO DA ATIVIDADE: a equipe da gibiteca balão! vai monitorar sessões de jogos de tabuleiro e de cartas. entre os jogos levados, estarão: lobisomem por uma noite, dix it, quem foi?, hanabi, coup, entre outros de diversas temáticas e indicação etária. não é preciso ser jogador para participar, o time da gb! estará disponível para ensinar quem estiver interessado em se aventurar.    

 

PÚBLICO ALVO: a partir de 5 anos

18:30 às 19:10 – NARRATIVAS PESSOAIS A PARTIR DOS QUADRINHOS COM NELSON SIMPLÍCIO

 

MINI BIO: oficineiro, cineasta, cineclubista e ilustrador da região dos pimentas, periferia de guarulhos. estudante no curso de licenciatura em educomunicação na universidade de são paulo (usp). faz parte dos coletivos de audiovisual polissemia e kinoférico em sua cidade, além de participação da coordenação dos projetos cineclube incinerante e mostra guarulhense de cinema. também trabalha como educomunicador no contexto de comunicação comunitária no projeto comcom pimentas. possui uma página chamada “comixtape”, onde publica seus gibis. 

 

RESUMO DA OFICINA: através do relato de vivências,  a oficina buscará a criação de imagens que representem na forma de quadrinhos a relação entre experiências pessoais, tempos e territórios. 

Fechar Menu